Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Phaethontiformes
Família: Phaethontidae
 Brandt, 1840
Espécie: P. aethereus

Nome Científico

Phaethon aethereus
Linnaeus, 1758

Nome em Inglês

Red-billed Tropicbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Rabo-de-palha-de-bico-vermelho

O rabo-de-palha-de-bico-vermelho é uma ave pelecaniforme da família Phaethontidae. Também chamado de rabo-de-palha, rabo-de-junco, grazina (Abrolhos).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phaö = brilhar; phaethön = sol brilhante; e do (latim) aetherius, aitherios = referente ao céu, no ar, no alto, celeste. ⇒ Ave brilhante que está sempre voando.

Características

Mede 90 a 105 cm, sendo que 40 cm ou mais corresponde à cauda. Ave branca com as costas listradas de negro e ponta das asas também negras ( o vexilho externo das primárias é preto ). Faixa negra transocular indo em direção a nuca. Retrizes medianas extremamente longas e adelgaçadas do meio para a extremidade. Bico vermelho coral, robusto e ligeiramente curvo para baixo. Pés com membranas natatórias. Imaturos de cauda curta e bico amarelo.

Subespécies

Possui três subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de peixes e lulas mas sobretudo de peixes-voadores, apanhando-os em pleno ar, quando estes planam sobre as ondas. Muitas vezes, atacam as presas voando sobre elas e sendo capazes de mergulhar até vários metros de profundidade, auxiliados por dedos providos de membranas natatórias.

Reprodução

Monogâmico, reproduz em colônias de poucas dimensões em ilhas tropicais. No Brasil nidifica em Fernando de Noronha e Arquipélago de Abrolhos. O ninho é construído pelo casal e constitui de uma cavidade rasa na areia do chão ou entre pedras nas cavidades das escarpas, em cavernas ou às vezes em tocas. A fêmea põe apenas um ovo branco densamente manchado de vermelho, marrom ou amarelo, que é chocado pelo casal. O período de incubação varia de 42 a 44 dias e os jovens deixam o ninho em torno de 80 a 90 dias. A alimentação dos filhotes é feita pelo casal que ao contrário de outros pelecaniformes, é o adulto que introduz o bico no da cria para a alimentar.

Hábitos

É altamente pelágica, passando a maior parte de seu tempo sobre o oceano aberto e só vem para a terra para se reproduzir. É encontrado em todas as regiões tropicais do Pacífico Oriental, Mar do Caribe, Atlântico, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e no Oceano Índico. É gracioso voando e desajeitado no solo. No mar geralmente é visto sozinho, e mais raramente em grupo de 2 ou 3 indivíduos. Vive por aproximadamente 16 anos.

Voz: Rápida sucessão keck keck keck. Agudo e prolongado kreeee ( namoro ).

Distribuição Geográfica

R ( Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos ). Encontrado nas águas quentes tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Ocorre em todo o litoral brasileiro com exceção da região Sul.

A proliferação de ratos nas ilhas brasileiras, onde várias espécies de aves pelágicas nidificam, fez a população da espécie declinar nas últimas décadas.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos